Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008

Crepúsculo

Edward mordeu Bella no final do Livro?

Parece haver uma grande confusão sobre a última linha de Crepúsculo. Por isso, peço desculpa. Em minha defesa, só posso dizer que, por vezes, um escritor perde uma pequena batalha aqui e ali com o seu editor, e não foi inteiramente minha ideia de abandonar o termo tão ambíguo. Mas deixem-me assegurar-vos que se trata apenas dos lábios de Edward que pressionam a garganta de Bella naquele determinado ponto no tempo. No início do livro dois, Bella ainda é muito humana e Edward ainda é muito teimosamente determinada a manter a sua forma.
 

Qual é a da maçã?
A maçã na capa de Twilight representa o “fruto proibido”. Eu usei a escritura dos Gênesis (localizada depois das tábuas dos mandamentos) porque eu adorei a frase “o fruto do conhecimento do bom e do mau”. Não é exactamente assim que Bella acaba? Com um trabalho de conhecimento do que é bom, e do que é o mau. O bom dessa maçã é que ela tem muitos outros significados simbólicos. Há a maçã de Branca de Neve, uma mordida e v ficas congelado num estado de não-exatamente-morte... há também Paris e a maçã dourada da mitologia Grega - veja quantos problemas aquilo começou. Maçãs são frutas bem versáteis. No fim, eu amei a linda simplicidade da foto. Pra mim, ela diz: escolha.

Por que você escolheu o título Twilight?
Twilight não foi o livro mais fácil de se dar um nome. Quando eu comecei a mandar as inquirições, eu chamei-o de Forks por falta de uma idéia melhor. O primeiro conselho que a minha agente me deu foi que o título ia ter que mudar. Nós testamos um monte de outros títulos diferentes, e nada parecia ajustar-se bem. Nós fizemos uma tempestade em nossos cérebros procurando em e-mails duarante uma semana. A palavra Twilight estava numa lista de “palavras com atmosfera” que eu mandei pra ela. Apesar de essas palavras terem sido escolhidas para serem usadas em combinação com outras, a palavra Twilight destacou-se pra nós duas. Nós decidimos tentá-la, e, depois de algum tempo de pequenos ajustes, esse título começou a dar certo pra nós duas. Não é absolutamente perfeito; pra ser honesta, eu não acho que exista um título perfeito para este livro (ou, se existe, eu nunca ouvi falar). Quando eu olho para os títulos que outros países usaram (exemplos: Alemanha: Bis zumMorgergrauen que é “Até a Aurora”, ou “Mordida”, se adicionares um “s” pra que fique “biss” (se você olhar a capa do livro Alemão na página sobre Twilight Internacional); Finlândia: “Tentação”; França: “Fascinação”; e Japão, onde o livro teve que ser dividido em três partes: “O rapaz que eu amo é um vampiro”, “Sangue tem gosto de tristeza” e “A Família de Vampiros na Escuridão”), parece que eu estou certa em relação a isso. (Tanto New Moon quanto Eclipse foram muito mais fáceis de intitular, e os títulos também se encaixam melhor.)


Por que todos os garotos da Escola de Forks gostam de Bella se ela devia ter uma aparência normal? Ela é bonita ou não?
Algumas partes da experiência de Bella são modeladas pela vida real (a minha vida, pra ser exacta), para conseguir manter alguns aspectos da fantasia solidamente reais. Ironicamente, muitos dos detalhes que são cem por cento reais são aqueles que mais são questionados (tal como foi ilustrado em algumas das minhas raivosas revisões no Amazon). Nesse caso em particular, eu modelei a mudança de Bella para Forks com a minha saída da escola para a faculdade. (Alerta de história Pessoal!) Eu mencionei na minha biografia que eu fiz o liceu em Scottsdale, AZ, que é a versão de Arizona de Beverly Hills (imagine a escola do filme Meninas de Beverly Hills). Na escola, eu era uma nerd, uma florzinha de estufa. Eu tinha imensas amigas incríveis, mas não causava muito efeito no cromossomo Y, se vocês sabem o que eu quero dizer. E então fui para a faculdade em Provo, Utah. Deixem-me dizer que, a minha cotação ultrapassou o telhado. Reparam, a beleza é muito mais subjetiva do que podem pensar. Em Scottsdale, rodeada de barbies, eu era nota cinco. Em Provo, rodeada de gente normal, eu era mais nota oito. Tinha encontros todos os fins de semana com rapazes diferentes, bonitos e inteligentes (alguns cujos nomes acabaram nos meus livros). Tudo era um tanto quanto confuso no início, porque sabia que não havia nada de diferente em mim. (Observação: não deixe que ninguém te diga que o liceu devia ser divertido. O liceu é pra ser suportado. Faculdade é divertido.)
Voltando à Bella. Aqui está um curto resumo sobre um estudo de personagem que eu fiz recentemente (eu escrevi o primeiro capítulo de Twilight do ponto de vista de Edward; ele ficou bem giro, e, eventualmente Midnight Sun será lançado para que todos possam lê-lo), que mostra o primeiro dia de escola de Bella ao ser vista pelo aspecto de Edward:

Hoje todos os pensamentos estavam consumidos com o drama trivial de uma nova adição ao pequeno corpo estudantil daqui. Foi preciso tão pouco pra deixar todos eles agitados. Eu vi o novo rosto sendo repetido em pensamento após pensamento em todos os ângulos. Apenas uma rapariga humana normal. A excitação pela sua chegada era cansativamente previsível - como um objecto brilhante para uma criança. A metade dos miúdos-ovelhas já se estavam  a imaginar apaixonados por ela, só porque ela era algo novo pra se olhar.

Como é que é Bella?

Deixei uma descrição detalhada de Bella no livro para que o leitor possa mais facilmente seguir os seus passos. No entanto, muitas pessoas têm esta pergunta, eu decidi lhe dizer como ele me parece. Mas gostaria de salientar, a aparencia de Bella está aberta a varias interpretações.

Na minha cabeça, Bella é muito justo de pele, com longos e lisos, cabelos castanhos escuros e olhos castanho chocolate. O rosto é em forma de coração-uma vasta fronte com um bico viúva, olhos grandes e espaçados, osso dos ombros proeminentes e, em seguida, um nariz fino e um estreito. Os lábios são um pouco fora de proporção. As sobrancelhas são mais escura do que cabelos e estão arqueadas. Ela tem 1'62 cm de altura, é delgada mas nao musculada. Ela tem as unhas roídas pq tem um habito de morde-las quando está nervosa.

O que queres dizer com mudar os narradores? Você está louca?
Parece haver um pouco de ansiedade na minha declaração que, eventualmente, a história de Bella e dos Cullen e de todos os meus outros amigos de Forks seria narrada por alguém mais além de Bella. Por favor, não se preocupem. Eu prometo que Bella vai conseguir contar toda a sua história. Mas quando a história estiver mais ou menos resolvida, há outras histórias para serem contadas. Bella e Edward sempre terão os seus papéis. Não temam - aqueles dois não vão a lugar nenhum.

Qual era o CD que Bella estava ouvindo no capítulo sete?
Eu deixei essa informação de fora porque  não sabia quanto tempo Twilight levaria a ser publicado. Se levasse dez anos, a banda ainda seria fixe, ou será que seria vergonhosa? Pra minha sorte, não levou muito tempo, e a banda ainda é bem fixe (a meu ver, pelo menos). Bella está ouvindo Linkin Park. Assim como eu nesse exacto momento.

Twilight é autobiográfico?
Não. Twilight é um trabalho fictício.



publicado por Twilight_Portugal às 00:39
link do post | comentar | favorito

.FAQs

. Inicio

. Crepúsculo

. Crepúsculo - Twilight Lex...

. Lua Nova

. Eclipse